Hoje, o que se vê é a internet parceira das outras mídias. Reprodução do telejornal, das matérias de jornal impresso, dos programas de rádio, fotos, infografias etc na tela do computador. Na web, a integração é viável e está sendo aplicada. Para tanto, a importnância também da mudança no perfil do profissional que se adequa ao formato e recursos explorados na net.
Jakob Nielsen, no entanto, afirma que em 5, 10 anos, a web iria incorporar e substituir todas.
Tempo que ele acredita durar as mesmas limitações que persistem na internet. A teoria do autor é que, em 2008, os usuários de computador iriam preferir usar a web ao invês de jornal impresso ou livro, por exemplo.
Mas ainda hoje, as limitações da web não são capazes de afastar o leitor dos meios de comunicação tradicionais. As inovações não foram suficientes para que o usuário prefira ler um livro ou assitir a um filme no computador. A praticidade do jornal, da TV e do rádio ainda supera os recursos multimídias oferecidos pela net.
No caso do rádio, ele é acessível no carro ou nos ipods, por exemplo. O jornal impresso e o livro oferecem a possibilidade de leitura em qualquer lugar a qualquer tempo, sem a necessidade de se ter acesso à internet. Na TV, as imagens com alta resolução ainda atraem mais o telelespectador.
O fato é que discordo do autor. A interatividade e a quantidade de recursos da net atrem o usuário e, por isso, acredito que as mídias irão convergir (ou já o fizeram) para dentro da tela do computador. Mas rejeito a idéia de que fora dela, elas deixarão de exitir.
Um comentário:
Olá Izabel,adoramos o seu blog e convidamos vc a nos visitar ...
www.viagemafora.blogspot.com
bjs
Antonio & Ellen
Postar um comentário